Esse gráfico tem como objetivo mostrar a Relação entre a Proporção de Gestantes no primeiro trimestre do Pré-Natal, Imunizações de Gestantes e Mortalidade Neonatal.
COMO LER O GRAFICO
➢ É possível escolher até 5 estados para serem comparados.
➢ O gráfico de dispersão apresenta a relação entre Proporção de Gestantes que iniciaram o Pré-Natal no primeiro trimestre que está representando no eixo vertical (Y) e Proporção de Gestantes com vacinas em dia no eixo horizontal (X) por Região de Saúde.
➢ Pode-se selecionar o intervalo desejado de Taxa de Mortalidade Neonatal, usando o campo 'Selecione o intervalo'. Ele pode variar em intervalos de (0-100, 0-4, 5-9, 10-14, 15-19,..., 65-69) por 1000 nascidos vivos.
➢ O slider anual refere-se ao intervalo entre os anos de 2010 à 2015.
INDICADORES UTILIZADOS
➢ Taxa de Mortalidade Neonatal (TMN): óbitos de 0 a 28 dias completos de vida, por 1.000 nascidos vivos.
➢ Proporções de Gestantes com Vacinas em dia: percentual de gestantes cadastradas no sistema de atenção básica que estão com a vacina toxóide tetânico em dia. Interpretação: influenciado por fatores socioeconômicos e culturais, assim como pelas condições de acesso da população à Unidade Básica de Saúde. Em geral, os segmentos populacionais com níveis socioeconômicos menos favorecidos apresentam menores coberturas vacinal.
➢ Proporções de Gestantes que iniciaram Pré-Natal no primeiro trimestre: percentual de gestantes cadastradas que iniciaram o pré-natal no 1º trimestre em relação ao total de gestantes cadastradas no mesmo local e período. Interpretação: o presente indicador indicador avalia a precocidade do acesso ao acompanhamento pré-natal. A captação de gestantes para início oportuno do pré-natal é essencial para o diagnóstico precoce de alterações e intervenção adequada sobre condições que vulnerabilizam a saúde da gestante e da criança.
DETALHES ADICIONAIS
➢ Por meio da visualização é possível verificar que existe uma relação positiva entre as duas variáveis, ou seja, o aumento da proporção de gestantes que iniciaram o pré-natal no primeiro trimestre aumenta a proporção de imunização. Observa-se que as regiões de saúde com maior maior imunização e proporção de mulheres que iniciaram o pré-natal no primeiro semestre apresentam a menor taxa de mortalidade neonatal.
FONTE DOS DADOS
➢ Proporções de Gestantes com Vacinas em dia: Fonte Datasus, 2010, 2015.
➢ Proporções de Gestantes que iniciaram Pré-Natal no primeiro trimestre: Fonte Datasus, 2010, 2015.
➢ Taxa de Mortalidade Neonatal: Fonte Datasus, 2010, 2015.