Esse gráfico tem como objetivo mostrar a relação entre Partos Cesários, Partos Hospitalares e Mortalidade Neonatal entre os anos 2000 e 2016.
COMO LER O GRAFICO
➢ O eixo x representa a porcentagem de Partos Cesáreos ocorridos em cada estado, para o ano selecionado no slider. O eixo y representa a porcentagem de Partos Hospitalares ocorridos naquele ano para cada estado do Brasil.
➢ A legenda por cores está dividida entre regiões do Brasil (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste), além do Total do Brasil (contendo a informações médias entre todos os estados do país). Caso deseje visualizar apenas os dados para uma única região, basta clicar sobre as outras na legenda, e deixá-la como única destacada.
➢ Além das variáveis porcentagem de Partos Cesáreos e Partos Hospitalares, é possível verificar a Taxa de Mortalidade Neonatal registrada em cada estado.
➢ O slider anual refere-se ao intervalo entre os anos de 2000 à 2016.
INDICADORES UTILIZADOS
➢ Taxa de Mortalidade Neonatal: óbitos de 0 a 28 dias completos de vida, por 1.000 nascidos vivos.
➢ Proporção de Partos Cesáreos: proporção de partos cesáreos em relação ao número total de partos. Interpretação: Percentuais elevados podem significar, entre outros fatores, a concentração de partos considerados de alto risco, em regiões de saúde onde existem unidades de referência para a assistência ao parto. É influenciado pelo modelo de assistência obstétrica adotado, pelas condições socioeconômicas e de saúde da gestante e pela disponibilidade de recursos especializados (tecnologias e serviços).
➢ Proporção de Partos Hospitalares: proporção de partos hospitalares em relação ao número total de partos. Interpretação: É influenciado por fatores socioeconômicos, pela infra-estrutura de prestação de serviços e por políticas públicas assistenciais e preventivas.
DETALHES ADICIONAIS
➢ É possível verificar uma diferença entre as regiões do país, pois os estados das regiões Norte e Nordeste apresentam sempre uma proporção menor de Partos Hospitalares
FONTE DOS DADOS
➢ Proporção de Partos Cesáreo: Fonte Datasus 2000, 2010.
➢ Proporção de Partos Hospitalares: Fonte Datasus 2000, 2010.
➢ Taxa de Mortalidade Neonatal: Fonte Datasus, 2000, 2010.