< VOLTAR

Mortalidade Neonatal, PIB e IDH

Esse gráfico tem como objetivo mostrar a Relação entre a Mortalidade Neonatal e suas 5 principais causas, Produto Interno Bruto(PIB) e Índice de Desenvolvimento Humano(IDH) de qualquer Unidade da Federação(UF) brasileira escolhida.

Saiba mais sobre a visualização

COMO LER O GRAFICO

➢ A visualização permite comparar Taxas de Mortalidade Neonatal(TMN) , PIB e IDH para quatro estados (UF) escolhidos pelo usuário.

➢ Os gráficos de setores mostram a distribuição proporcional de óbitos neonatais segundo causas específicas de mortalidade.

➢ O slider anual refere-se ao intervalo entre os anos de 2010 à 2015.

INDICADORES UTILIZADOS

Taxa de Mortalidade Neonatal: óbitos de 0 a 28 dias completos de vida, por 1.000 nascidos vivos.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): Mede o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população. Agregado pela média geométrica das 3 dimensões: expectativa de vida ao nascer, escolaridade da população adulta, fluxo escolar da população jovem e renda per capita. O índice varia de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). É utilizado para mensurar o nível de desenvolvimento humano da unidade geográfica em análise e como determinante de educação, longevidade e padrão de vida. Quanto mais próximo de 1 melhor o nível de desenvolvimento local.

Produto Interno Bruto (PIB): Expresso em reais, o PIB se refere ao valor médio agregado por indivíduo, em moeda corrente e a preços de mercado, dos bens e serviços finais produzidos em determinado espaço geográfico, no ano considerado. Mede a produção do conjunto dos setores da economia e indica o nível de produção econômica em um território. O PIB possui uma relação direta com riqueza.

FONTE DOS DADOS

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): Fonte: IBGE, PNUD.

Produto Interno Bruto (PIB): Fonte: IBGE, PNUD.

Taxa de Mortalidade Neonatal (TMN): Fonte Datasus, 2000, 2010.