Esse gráfico apresenta a relação entre o número de Incubadoras por Unidades Básicas de Saúde(UBS) e a Taxa de Mortalidade Neonatal(TMN) para a Região de Saúde escolhida no intervalo de anos estudado.
COMO LER O GRAFICO
➢ As Regiões de Saúde são definidas pelo Ministério da Saúde e são espaços geográficos contínuos constituídos por um agrupamento de municípios vizinhos para integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.
➢ O eixo x representa a variação temporal em meses. O eixo y à esquerda apresenta apresenta a variação da taxa calculada pela divisão do Número de Incubadoras por Unidades Básicas de Saúde, enquanto que o eixo y à direita representa a variação da Taxa de Mortalidade Neonatal(TMN) .
➢ A Taxa de Mortalidade Neonatal(TMN) é também representada em cores, quanto mais próxima do vermelho, maior será a TMN.
➢ Ao passar o mouse sobre o gráfico de taxas, é possível verificar a taxa e para qual o mês esse valor foi calculado.
➢ O slider anual refere-se ao intervalo entre os anos de 2006 à 2016.
INDICADORES UTILIZADOS
➢ Taxa de Mortalidade Neonatal: Óbitos de 0 a 28 dias completos de vida, por 1.000 nascidos vivos.
➢ Proporção Número de Incubadoras/Número de Unidades Básicas de Saúde: Número de Incubadoras para a Região de Saúde dividido pelo Número de UBS para a Região de Saúde naquele ano escolhido. Interpretação: medir o acesso a assistência ao recém-nascido, principalmente os pré-termo que são os principais que requerem a necessidade de incubadoras e berços aquecidos.
FONTE DOS DADOS
➢ Número de Incubadoras: Fonte Datasus, 2006, 2016.
➢ Número de Unidades Básicas de Saúde: Fonte Datasus, 2006, 2016.
➢ Taxa de Mortalidade Neonatal (TMN): Fonte Datasus, 2006, 2016